A Educação a distância é uma realidade

A chamada educação a distância (EAD) é uma realidade não somente no Brasil, mas em vários países. Grande parte dos cursos situa-se nas licenciaturas e  chamam a atenção de varias pessoas, especialmente aquelas que se encontram na faixa etária de 30 a 40 anos.
Apesar do seu crescimento, os cursos a distância têm gerado bastante ansiedade, preocupações e polêmicas, de modo que tem sido alvo de preconceitos por parte de instituições de ensino  superior que não aderiram  a essa modalidade, bem como, por parte de profissionais que fizeram seus devidos cursos na modalidade presencial.
Percebe-se, lamentavelmente, que lideranças de áreas específicas não têm visto na modalidade EAD algo de qualidade. Muito pelo contrário, há rumores até mesmo de se tentar das várias formas possíveis à desqualificação dos cursos a distância e, conseqüentemente, seus respectivos profissionais que se formam ou em processo de formação nessa modalidade.
Assim como os presenciais, os cursos à distância passam pelo mesmo processo de autorização e de avaliação, de modo que são exigidas titulação, condições materiais e produção acadêmica. Portanto, não é de forma aleatória que se cria um curso dessa natureza.
É evidente que, assim como acontece como o ensino presencial, é necessário muito cuidado por parte das pessoas que procuram os cursos em EAD. Isto porque existem instituições sérias e aquelas que só visam o lucro, em detrimento da qualidade.
É importante que se verifique a procedência das instituições e de seus respectivos cursos oferecidos. Nesse sentido, quem deseja se matricular em cursos de EAD deve procurar se informar sobre a instituição que oferece, como será realizado o curso e qual sua situação perante os órgãos responsáveis pelo credenciamento e, conseqüentemente, autorização e, posteriormente, o reconhecimento do curso. No caso, nos referimos ao Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, Secretaria de Educação a Distância – SEED, Departamento de Regulação e Supervisão da Educação a Distância. Conforme a página do Mec, disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=61>.
Vê-se, portanto, que a Educação a distância não acontece de forma ilegal nem tampouco irresponsável.  Para o seu credenciamento e funcionamento é necessário atender aos critérios estabelecidos pelos órgãos competentes.
O fato de se ter preconceitos em relação a EAD pode ser explicado como um processo natural, até mesmo pelo fato ser uma modalidade recente, o que provoca certo receio por parte de instituições e profissionais que não conhecem ou que não se afeiçoam com a modalidade do ensino a distância. Todavia, passa a ser preocupante quando o tom ou discurso dos que se opõem a essa modalidade de ensino se mostram ideológico e permeado de rancor e de intransigência. Evidente que isso não contribui para o crescimento e melhoria da educação de modo geral.
É preciso considerar que, conforme acontece como o ensino presencial, a EAD tem também suas limitações e, portanto, carece de aprimoramento. Mas, é necessário que as pessoas estejam abertas para a discussão e para a novas oportunidades que se apresentam com esse tipo de ensino.
A realidade tem demonstrado a qualidade do Ensino a distância em vários aspectos. Segundo matéria publicada no Jornal o Estadão, em 21-04-08, os alunos de EAD têm se destacado mais em relação aos alunos presenciais. 

3 comentários:

  1. Realmente a educação a distância tem se tornado presente na vida de muitas pessoas, tanto na graduação como nos cursos de pós, extensão, MBA etc. É uma modalidade que certamente irá crescer cada vez mais. São várias as vantagens: financeiro, disponibilidade de tempo, flexibilidade. Porém, o aluno também tem que levar a sério, se disciplinar, ter garra e ousadia.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo comentário inteligente,com certeza que a EAD está tendo uma grande visibilidade e melhor ainda de pessoas que estudam, e conhece de foto essa realidade.Percebo que seu comentário é de grande valor para a crescente discussão do assunto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. Pesquisando na internet alguns blogs sobre educação a distância, encontrei o seu. Achei super legal. Parabéns! Ainda há muitas pessoas que desacreditam da EAD. E é justamente por isso, que acredito que pessoas como você devem continuar incentivando, tirando dúvidas, levantando dados e informações sobre esse novo modelo de ensino e aprendizagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog