terça-feira, 9 de agosto de 2011

Educação a Distância

Blog para quem se interessa e estuda a Educação a Distância, uma nova modalidade de ensino que vem crescendo gradativamente em nosso país e no mundo. Venha fazer parte deste grupo de pesquisa, compartilhe e contribua as novidades sobre o tema.

Embora a educação à distância não possa ser vista como a solução para os problemas educacionais do mundo contemporâneo, ela, com certeza, vem sendo recomendada como forma de atendimento a um grande número de alunos e por um custo muito mais razoável do que o ensino presencial. 

Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (Decreto 2.494 – MEC).

8 comentários:

  1. Caros colegas, estudantes, leitores vamos discutir socializar, trocar experiências sobre essa modalidade. Aguardo seus comentários.

    ResponderExcluir
  2. Sou acadêmica de Pedagogia na modalidade EAD semi-presencial. Estou no penúltimo semestre. Confesso que ao iniciar o curso tive um pouco de receio e preocupação se essa nova modalidade daria "conta do recado". Mas, aos poucos fui descobrindo que o que conta é a disciplina e organização do aluno, do acadêmico. Sem dúvida, a instituição também precisa e deve estar preparada para conseguir dar suporte a seus acadêmicos etc.
    Hoje, em fase final da graduação, sei que tornei-me uma pessoa mais comprometida, responsável, organizada e disciplinada, pois na EAD, não temos a todo momento o apoio presencial dos professores, portanto temos que nos empenhar e buscar outros meios de aprendizado além de aproveitar cada minuto do encontro presencial no pólo de apoio.
    Recomendo e indico para amigos essa modalidade de ensino. Deve-se procurar boas instituições devidamente regulamentada além de ter garra, coragem, ousadia e força de vontade para estudar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maria Lucia
    Colega seu blog ficou otimo, vamos blogar muito sobre EAD.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, juliana parabéns pelo seu comentário você está super certa quando diz que o aluno deve ter muita disciplina e organização isso é fundamental nessa modalidade, e é inegável que aprende e muito quando se aproveita cada minuto do momento presencial, participa das discussões,etc. Atuo como tutora presencial e tenho alunas e alunos excelentes e super comprometidos como você.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Lucia..acredito que a Educação a DIstância realmente é a educação do futuro..como disse a colega Juliana, no começo se tem um pouco de receio, mas após o susto imediato, basta, organizar o tempo e fazer um bom planejamento para que se possa,concluír as atividades com êxito!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Janaina pela contribuição e acredito que a EAD já é uma estratégia irreversível de inovar a educação,acredito também que a ead é um excelente desafio para as pesssoas que ainda tem receio do uso das tecnologias como ferramenta de trabalho e de construir conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Com crteza a EAD é revolução no ensino o Brasil...fico imaginando o tamanho do alcance neste Brasil sem fronteiras...onde até naquela cidade pequinina do interior, todos teêm as mesmas chances de estudar...igual ou até melhor que os grande centros urbanos...é isso graças a Educação a Distancia...levando conhecimentos sem fronteiras....

    ResponderExcluir

Arquivo do blog